logotipo_odontomed.png

A endodontia microscópica é a realização de tratamento de canal com a utilização de microscópio operatório (M.O.). A utilização do microscópio permite grande iluminação e melhor visualização do campo operatório.

As vantagens do tratamento endodôntico com o uso do microscópio:

1. Documentação dos casos clínicos;

2. Complementa a tomografia computadorizada;

3. Garante maior iluminação e amplia a visão para o endodontista;

4. Viabiliza a limpeza de áreas antes não visualizadas;

5. Visualização de canais adicionais.

A cavidade oral é composta por dentes, gengiva e osso. Se uma dessas estruturas é danificada, ou perde sua utilidade devido a algum trauma ou patologia, é possível reparar o problema por meio da reabilitação oral, que consiste em tratamentos de prótese dentária e estética que visam recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, quando esta se encontra comprometida.

A reabilitação oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), estética. A ideia é devolver ou criar uma condição funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente. O planejamento não visa apenas o lado estético. Ele é um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas.

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. O tratamento para crianças requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista seja, desde a primeira vez, uma experiência agradável. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

Os odontopediatras são também os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

A implantodontia é uma especialidade ortodôntica que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar um implante, conhecido como “implante dental osseointegrado”, que como o próprio nome indica é inserido no osso, local onde deveria estar localizada a raiz do dente natural. O implante é inserido como uma espécie de suporte, para que uma prótese, que pode ser fixa ou removível, seja feita sobre ele, trabalhando na reposição de um elemento dental, ótima opção para substituir dentes perdidos.

O implante é mais eficaz que pontes ou dentaduras, que podem provocar incômodos e serem esteticamente desagradáveis. Há também a possibilidade de realizar um procedimento de enxerto ósseo, em casos de deficiência na quantidade de ossos para o implante, onde são retirados ossos do próprio corpo, de bancos de ossos ou uso de ossos sintéticos.

Os materiais usados na implantodontia geralmente são feitos à base de titânio. Através da implantodontia, é possível restaurar a autoestima do paciente que perdeu um ou mais dentes e melhorar sua qualidade de vida, possibilitando que execute de maneira simples e segura as atividades comuns do dia a dia, que envolvem a mastigação de alimentos, por exemplo.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.

A periodontia é a área que trata as inflamações e infecções da gengiva. Gengivite e periodontite são os problemas comuns, sendo o segundo o mais grave, pois pode levar à perda dos dentes. A maior causa dessas doenças está na falta de higiene bucal adequada. Por isso, a importância de conhecer o passo a passo da escovação e demais hábitos de limpeza.

Cuidar da boca e dentes é importante durante o período de gravidez.

Condições a serem observadas incluem sangramento das gengivas, boca seca e enjoos matinais.

Os estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.

Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal.

Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Parece que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.

Dentre as cirurgias orais, alguns procedimentos são de grande importância para os pacientes darem sequência a seus tratamentos.

São eles:

• Dentes do siso (molares): A remoção dos dentes do siso;

• Tracionamentos ortodônticos: cirurgias para auxílio da ortodontia, acelerando o andamento do tratamento com aparelhos ortodônticos;

• Cirurgias apicais: procedimentos feitos em cirurgias apicais para auxiliar a endodontia;

• Plástica gengival e do sorriso: procedimentos cirúrgicos para a adequação estética da gengiva e tecidos, buscando a melhor forma e contorno do seu sorriso;

• Dentes inclusos: outros dentes inclusos que não os dentes do siso;

• Cistos e Lesões: tratamento de cistos e outras lesões da boca;

• Cirurgias de auxílio protético: cirurgias para melhorar a estética e / ou permitir a realização de implantes.

O belo nem sempre é simétrico, mas deve ser harmônico, ou seja, proporcional. Com a tecnologia disponível hoje, todos os traços podem ser harmonizados através de um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente.

A mudança pode começar a partir da construção de um novo sorriso, afinal ele abre portas, estreita relações, e ocupa um local de destaque na sociedade. A estética do sorriso e da face vêm sendo estudadas de forma bem ampla pela Odontologia, indo além de procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, e avançando para pequenos retoques na face com procedimentos minimamente invasivos e injetáveis, utilizando preenchedores como o ácido hialurônico/PRF, e aplicações da toxina botulínica. A transformação do sorriso caminha junto com a harmonização das linhas faciais, um colabora com o outro no sentido de mudar realmente a vida de uma pessoa.

A reumatologia trata de doenças não cirúrgicas (ainda que eventualmente venham a sê-lo) do aparelho locomotor, ou de outras doenças do tecido conjuntivo.

Na maioria das vezes os termos "reumatismo" ou "artrite" são utilizados erroneamente como sinônimos das doenças reumatológicas, um grande grupo de diferentes enfermidades que podem atingir o sistema musculoesquelético (articulações, cartilagens, músculos, tendões, ligamentos, ossos) e comprometer o tecido conjuntivo, de forma aguda ou crônica.

Algumas das doenças mais comuns tratadas pela reumatologia são:

• Artrose;

• Artrite psoriásica;

• Artrite reumatoide;

• Artrite reumatoide e os pulmões;

• Reumatismo em crianças;

• Esclerodermia;

• Espondiloartrites;

• Osteoporose;

• Gota;

• Vasculite;

• Dores no ombro.

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo.

As glândulas responsáveis por produzir os hormônios são a tireoide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais, gônadas, paratireoides e pâncreas. Outros tecidos também estão associados ao controle de substâncias reguladoras, como a gordura, o estômago, intestino, rins e a pele, por exemplo.

Quando algo não está funcionando bem em uma das glândulas ou tecidos citados, vários problemas de saúde podem surgir.

Algumas das doenças mais comuns tratadas pela endocrinologia são:

• Doenças causadas por deficiência hormonal;

• Doenças causadas por níveis hormonais excessivos;

• Doenças causadas pelo desenvolvimento de tumores (benignos ou malignos) nas glândulas endócrinas.

• Hipertireoidismo

• Hipotireoidismo

• Doença de Cushing

• Doença de Addison

• Acromegalia

• Baixa estatura em crianças

• Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva

Claro que existem outras doenças e fatores, por isto recomendamos que sempre procure um especialista.

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos. Dentro da dermatologia, existem diversas áreas para se diagnosticar.

Algumas das doenças mais comuns tratadas pela dermatologia são:

• Melasma

• Vitiligo

• Psoríase

• Dermatite

• Acne (espinhas)

• Melanoma

• Pano branco

Existem muitas outras doenças e casos para que o dermatologista resolva. Harmonização facial e estética corporal é um bom exemplo de como o dermatologista pode lhe auxiliar.

Vejam alguns tratamentos feitos aqui na Odontomed:

• Botox

• Preenchimento Facial

• Peeling

• Microagulhamento

• Sculptra

• Skinbooster

• Intradermoterapia

Aqui na Odontomed temos profissionais qualificados para lhe atender com excelência, Venha nos visitar.

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos,.

O Psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano a partir da análise de suas emoções, ideais e seus valores. Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios.

O  Psicólogo ajuda em diversos pontos de nossas vida, seja com ansiedade, depressão, casos familiares, crianças, problemas conjugais, dentre vários outros.

Aqui na Odontomed nossos profissionais são altamente qualificados para lhe ajudar e estabelecer um equilibro em sua vida.

Venha nos conhecer, cuide de você!

Quer marcar uma consulta? preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você.
logotipo_odontomed.png